NOTÍCIAS



02.05.2018

Novas tecnologias embarcadas para caminhões



Nos últimos anos, cada dia mais estamos em contato com novas tecnologias, nas cidades, no trabalho e nas residências. Tudo evoluiu trazendo novos dispositivos que mudaram diversos setores. Não diferentemente, no segmento rodoviário, os caminhões deram um salto tecnológico recebendo diversos equipamentos que facilitam o dia a dia do condutor e trazem mais segurança as suas operações. Abaixo estão elencadas algumas tecnologias implementadas nos caminhões nos últimos anos.
 

ABS e EBD

O sistema antitravamento de roda (ABS), monitora o controle de pressão do freio todo o tempo em que o veículo está em movimento. Sua principal função é garantir a segurança, evitando o travamento dos pneus e assegurando a dirigibilidade durante as frenagens, independentemente das condições da pista. Já o sistema de distribuição eletrônica de frenagem (EBD), é um sistema de gerenciamento da pressão dos freios que atua em conjunto com o ABS. Este sistema exerce maior ou menor pressão nos freios de cada roda individualmente, a fim de aumentar a eficiência de frenagem do conjunto todo.

 

Rastreadores

Com a crescente onda de roubo de cargas e também a busca por maior produtividade, o uso de rastreadores nos caminhões passou a ser uma das principais medidas de prevenção utilizadas pelos transportadores. Além de reduzir os prejuízos causados pelos roubos, estes sistemas trazem funções para planejar, controlar, gerenciar e atender as demandas de maneira mais eficiente. Sua principal funcionalidade é acessar em tempo real as informações sobre a localização e condições do veículo, buscando assim prevenir possíveis problemas.


Inclinometros 

Durante o processo de descarga de um caminhão basculante, existe a possibilidade de tombamento se o terreno estiver inclinado. Sendo assim, buscando tornar seus procedimentos mais seguros, construtoras e grandes mineradoras exigem o uso do inclinometro nas suas frotas. Este dispositivo mede o basculante e bloqueia a operação quando sua inclinação está acima da ajustada. Apesar de ser um dispositivo novo, muitas implementadoras tornaram o inclinometro item de série em seus produtos.

 

Sinalizador de TF 

Devido ao crescente número de acidentes envolvendo caminhões basculantes com pontes, viadutos e passarelas, entrou em vigor a resolução 563 do CONTRAN em janeiro de 2018. Esta resolução exige o uso de um dispositivo que alerte (através de som e luz) o motorista sempre que a tomada de força estiver acionada. Segundo a resolução, todos os basculantes devem possuir estes sistema, inclusive os fabricados anteriormente ao ano de 2018.

 

Aplicativos

Os aplicativos de cargas mudaram a forma de obtenção de fretes no país, tradicionalmente os agenciadores de cargas prestam este serviço que é cobrado do carreteiro. Mas de uns anos para cá, tornou-se comum obter cargas através dos aplicativos existentes no mercado. Com eles, o motorista pode receber ofertas de carga, negociar os fretes, saber as rotas, calcular pedágios, enviar mensagens e até mesmo organizar suas finanças.


fonte 1 | fonte 2 | fonte 3

 


Notícia anterior Próxima notícia

VOLTAR